Intrusão de Vapores

Intrusão de Vapores

Intrusão de Vapores – uma poluição ambiental que se infiltra nos lares

A volatilização de compostos químicos orgânicos que penetram nos edifícios pode representar riscos para a saúde humana.

Historicamente, os estudos de caracterização do subsolo concentraram-se principalmente nos efeitos adversos gerados nas águas subterrâneas, sem levar em conta outros efeitos nocivos, como a volatilização de compostos orgânicos voláteis em espaços confinados ou interiores. Atualmente, e graças a melhorias nos métodos de pesquisa e tecnologias de detecção, a relação entre águas subterrâneas contaminadas e vapores gerados a partir do subsolo é mais conhecida, bem como a forma como estes podem gerar riscos para os potenciais receptores.

A intrusão de vapor é uma das maneiras pelas quais os produtos químicos voláteis presentes nos solos e nas águas subterrâneas podem entrar e se acumular dentro de edifícios, estacionamentos, porões, etc. Compostos orgânicos voláteis (VOCs), são uma classe de substâncias que evaporam facilmente e são frequentemente encontradas no subsolo de áreas industriais, postos de combustíveis e outras atividades onde vazamentos ocorreram ou foram derramados acidentalmente. No caso da zona saturada, eles podem evaporar e mover-se através do subsolo sobrejacente penetrando ou infiltrando-se em edifícios próximos através de rachaduras nas fundações, por meios de sistemas de drenagem, etc. e, desta maneira, contaminando o ar interno.

O tipo de construção e as condições em que está localizada, o tipo de solo e as condições meteorológicas são fatores que afetam a intrusão dos vapores. A quantidade de vapores que se infiltram em um prédio pode variar com o tempo, mesmo a cada hora, e ser inconstante nos diferentes níveis e salas do mesmo edifício.

A exposição aos vapores orgânicos voláteis pode representar um risco para a saúde, dependendo do tipo e massa da substância química, bem como da duração da exposição com a qual um potencial receptor fica em contato. Os efeitos gerados podem ser: incomodo de odores, irritação respiratória e ocular, dores de cabeça, náusea, etc. Os riscos para a saúde humana podem existir mesmo que não haja odores visíveis.

Nós, da HIDROTEC, propomos soluções integrais e personalizadas para mitigar, reduzir ou eliminar a massa de compostos químicos no subsolo e, assim, evitar riscos potenciais para a saúde humana a curto e longo prazo.